quarta-feira, 28 de julho de 2010

Papéis no Vale

“Veio sobre mim a mão do SENHOR; ele me levou pelo Espírito do SENHOR e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos,” (Ezequiel 37:1) Já alguns há anos ministrei na igreja uma palavra sobre este texto dando
um enfoque pe
ssoal muito simples. Só há três personagens nesse vale: o
Senhor, o profe
ta e os ossos (considerando-os todos um personagem só).



Nenhum de nós é Deus, portanto o que somos?

Ou somos profeta num mar de ossos ou seremos osso. Você pode encarar
isso como quiser, mas eu resumo tudo a dois pontos claros e diretos:
profeta semeia vida e serve a Deus; osso não faz nada. Seu papel é uma
escolha a ser feita diariamente, entre ficar ali “ossando” ou “profetizando”. Deus continuará sendo Deus e o vale, se você ler o capítulo todo, não deixou de ser um vale seco. Não fluiu ali um rio, não criaram-se peixes, não nasceu ali um lindo jardim ou uma plantação de uvas. Apenas terra seca, areia e pedras. Talvez algum lagarto perdido por ali. Seco, sem vida.

Os ossos receberam vida e se tornaram um exército mui numeroso e com
certeza saíram dali para viver em algum outro lugar. O profeta foi
levado dali de volta para sua terra e continuou seu ministério. Fato:
ninguém ficou no estado em que estava. Nada indica que algum osso
rebelde tenha ficado para trás sem receber vida.

E você meu irmão? Vai ficar sentado esperando receber sobre si o sopro
da vida? Amém. E quando receber, vai se levantar daí e sair dando
testemunho do que aconteceu ou vai simplesmente sentar para morrer e
voltar a ser osso seco? Ou vai se colocar no papel de nascido de novo e
ser profeta de vida sobre ossos secos empilhados? Não te falta nada,
nada mesmo. Qualquer um que tenha conhecido a Cristo pode profetizar
vida, pois tem o Espírito Santo.

Se de fato amamos ao Senhor e queremos ver este mundo mudar, não podemos
nos conformar na posição de osso para sempre. Um dia aqueles ossos
deixaram de ser ossos e se tornaram soldados novamente. É seu dia…

“Senhor, não me permita ficar na posição de conforto de quem só quer
receber de Ti para nunca levar adiante. Se hoje sou osso, sopra sobre
mim e amanhã serei profeta.”

Autor: Mario Hernandez

quinta-feira, 3 de junho de 2010

A Cara do Brasil!

A cara do Brasil


Por Delis Ortiz


Outro dia, ao chegar ao Rio de Janeiro, tomei um táxi. O motorista, jeito carioca, extrovertido, foi logo puxando papo, de olho no retrovisor.

-- A senhora é de Brasília, não é?

-- Sim -- respondi.

-- É, eu a reconheci. E como é que a senhora agüenta conviver com aqueles ladrões lá do Planalto Central? Não deve ser moleza.

O sujeito disparou a falar de políticos, do tanto que eles são asquerosos, corruptos... Desfiou um rosário de adjetivos comuns à politicagem nacional.

Brasília é o palco mais visível dessas mazelas e nem poderia deixar de ser. Afinal, o país inteiro olha para lá. O taxista era só mais um crítico, aparentemente atento. E ele sabia dar nomes aos bois que pastavam tranquilamente no orçamento da união, que se espreguiçavam impunemente sob a sombra da imunidade parlamentar ou de leis feitas em benefício próprio. E que, de tempos em tempos, se refrescavam nas águas eleitoreiras.

O carro seguia em alta velocidade; a distância parecia esticada. Vi uma bandeira três em disparada.

Lá pelas tantas, quando já estávamos dentro de um segundo túnel escuro, o condutor falante sugeriu um “dia sem corrupção”.

-- Já pensou -- disse ele -- se uma vez por ano esses homens não roubassem?

-- Interessante -- a exclamação me escapou aos lábios.

-- Sim -- continuou entusiasmado --, seria uma economia e tanto.

Nessa hora, me dei conta de que estávamos percorrendo o caminho mais longo para o meu destino. Chegava a ser irracional a quantia de voltas para acertar o rumo. Deixei.

-- Os economistas comentam -- tagarelava ele -- que somos um país rico. Não deveria existir déficit da previdência, os impostos nem precisariam ser tão altos, o serviço público poderia ser de primeira. O problema é que quanto mais se arrecada, mais escorre pelo ralo, tamanha a roubalheira.

Tão observador, será que ainda se lembrava em quem tinha votado para deputado ou senador na última eleição? Fiz a pergunta e, depois de algum silêncio, a resposta foi não. Pena.

Caímos num engarrafamento, cenário perfeito para aquele juiz de plantão tecer mais comentários sobre o malfeito.

-- Veja como são as coisas, os riquinhos ociosos da Zona Sul, que deveriam pensar em quem tem pressa, acham que são os donos do pedaço e vão embicando seus carros, furando fila, costurando de uma faixa a outra, querendo levar vantagem. A gente, que é motorista de táxi, tem que ficar atento, porque os guardas estão de olho, qualquer coisinha eles multam. Mas eles fazem vista grossa para as vans que transportam pessoas ilegalmente. Elas param onde querem, estão tomando os nossos passageiros. Como não tem ônibus para todo mundo e táxi fica caro, muita gente prefere ir de van.

Por falar em “caro”, a interminável corrida já estava me saindo um absurdo... Resolvi pontuar algumas coisas.

-- Por que o senhor escolheu o caminho mais longo?

Ele tentou se justificar:

-- É que eu estava fugindo do congestionamento.

-- Mas acabamos caindo no pior deles -- retruquei. E por que o senhor está usando bandeira três se não tenho bagagem no porta-malas nem é feriado hoje? -- continuei questionando.

Ele disse que estava na três para compensar a provável falta de passageiro na volta. Claro que não, eu sabia.

Finalmente, consegui chegar ao endereço pretendido. Fiz mais um teste com o “probo” cidadão: paguei com uma nota mais alta e pedi nota fiscal. Ele me devolveu o troco a menos e disse que o seu talão de notas havia acabado.

-- Veja como são as coisas, seu moço -- emendei. O senhor veio de lá aqui destilando a ira de um trabalhador honesto. No entanto, se aproveitou do fato de eu não saber andar na cidade, empurrou uma bandeirada, andou acima da velocidade permitida, furou sinal, deu voltas, fingiu que me deu o troco certo e diz que não tem nota fiscal!

O brasileiro esperto quis interromper, mas era minha vez de falar.

-- O senhor acha mesmo que ladrões são aqueles que estão em Brasília? Que diferença há entre o senhor e eles?

Eu sabia que estava correndo risco de uma reação violenta, mas não me contive. Os “homens” do Planalto Central são o extrato fiel da nossa sociedade. Quantos taxistas desse porte vemos dirigindo instituições? Bons de discursos... Na prática...

Desembarquei com a lição latejando em mim. Quantas vezes, como fez esse taxista, usamos espelho apenas como retrovisor para reter histórias alheias? Nossas caras, tão deformadas, tão retocadas, tão disfarçadas, onde estão? Onde as escondemos que não aparecem no espelho?

Sem a verdade que liberta, jamais estaremos livres de nós mesmos. Ainda sonho com um Brasil de cara nova... A começar por minha própria cara.


Delis Ortiz é jornalista, repórter especial da TV Globo, em Brasília.
É mãe de Brenda e Bianca, e avó de Gabriel e Stella.
É membro da Igreja Presbiteriana do Planalto.

domingo, 16 de maio de 2010

Por que a igreja existe?

Referência: 4.24 – Ef 4.11-16 – Mt 28.18-20

INTRODUÇÃO

Por que a igreja existe? Por que nos reunimos aqui domingo após domingo? Por que você está aqui e não assistindo fantástico? Por que lê sua Bíblia e é chamado de crente?

A igreja é importante? Qual é sua missão? Qual é seu propósito?

Precisamos saber quem somos para sabermos o que fazer?

I. EM RELAÇÃO A DEUS A IGREJA EXISTE PARA ADORAR

1. Adoração é a maior missão da igreja

A igreja é uma comunidade adoradora. A maior missão da igreja não é fazer missões, mas adorar a Deus. Deus e não o homem é o centro de todas as coisas. Missões existem para salvar um povo que adora.

2. Adoração é centrada em Deus

Apocalipse descreve a igreja adorando aquele que está assentado no trono: ele é soberano, santo e tem as rédeas da história nas mãos.

Apocalipse descreve a igreja adorando o Cordeiro que foi morto. Ele é o leão da tribo de Judá. Ele venceu para abrir o livro e seus sete selos.

3. Adoração tem a ver com conteúdo e não com forma

Não temos uma forma litúrgica na Bíblia. Temos, sim, o povo de Deus adorando a Deus com sinceridade, verdade, alegria.

O culto não é um show nem um funeral. O culto não é uma apresentação para ser visto pelos homens (fariseu no templo orando).

1. Jesus diz para a mulher samaritana que o que adoração não é:

a)Não é adoração centrada em lugares sagrados (Jo 4:20) – Não é neste monte nem naquele. Não existe lugar mais sagrado que outro. Não é o lugar que autentica a adoração, mas a atitude do adorador.

b)Não é adoração sem entendimento (Jo 4:22) – Os samaritanos adoravam o que não conheciam. Havia uma liturgia desprovida de entendimento. Havia um ritual vazio de compreensão.

c)Não é adoração descentralizada da pessoa de Cristo (Jo 4:25-26) – Os samaritanos adoravam, mas não conheciam o Messias. Cristo não era o centro do seu culto. Nossa adoração será vazia se Cristo não for o seu centro. O culto não é para agradar os homens. A música não é para entreter. A verdadeira música vem do céu e é endereçada ao céu (Sl 40:3).

2. Jesus diz para a mulher samaritana o que a adoração é:

a)A adoração precisa ser bíblica (Jo 4:24) – O nosso culto é bíblico ou é anátema. Deus não se impressiona com pompa, ele busca a verdade no íntimo.

b)A adoração precisa ser sincera (Jo 4:24) – Ela precisa ser em espírito, ou seja, de todo o coração. Precisa ter fervor. Não é um culto frio, árido, seco, chocho e sem vida.

Princípio bíblicos para o adorador:

1. O adorador precisa entender que a sua vida é a vida da sua adoração

Não está procurando adoração, mas adoradores que o adorem em espírito e em verdade.

A prática da adoração está enraizada na vida do adorador.

A prática da adoração jamais poder ser divorciada da pessoa do adorador.

Exemplo: Caim – Deus rejeitou a vida de Caim antes de rejeitar a oferta e o culto da Caim. Se a nossa vida não estiver certa com Deus, o nosso culto será uma ofensa a Deus.

Isaías 1:14 – “As vossas festas de lua nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer”.

E.M.Bounds disse: “Nós estamos procurando melhores métodos, enquanto Deus está procurando melhores homens. Deus não unge métodos, Deus unge homens”.

Não é a grandes talentos que Deus usa, mas a homens piedosos – Vocês são as suas próprias ferramentas. Mantenham-nas afiadas. Mantenham sempre vestes alvas e tenham sempre óleo fresco sobre a cabeça.

2. O adorador precisa entender que a adoração não é uma questão de performance diante dos homens, mas de sinceridade diante de Deus.

O profeta Isaías levantou a sua voz em nome de Deus e disse: “Este povo me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.”

Davi compreendeu que Deus procura a verdade no íntimo.

Exemplos: 1) Hofni e Finéias – Trouxeram a Arca da Aliança para o acampamento, símbolo da presença de Deus e mesmo assim, o povo foi derrotado. 2) Amós 5:21-24 – Deus disse: “Aborreço, desprezo as vossas festas e com as vossas assembleias solenes não tenho nenhum prazer. E, ainda que me ofereçais holocaustos e vossas ofertas de manjares, não me agradarei deles, nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais cevados. Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias das tuas liras. Antes, corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene”.

3. O adorador precisa entender que um culto ainda que ortodoxo divorciado da vida cotidiana não agrada a Deus

Culto sem conexão com a vida diária é entretenimento espiritual.

O apóstolo Paulo diz que o culto racional não é apenas um tempo de louvor e de ministramos que temos na igreja, mas a oferta do nosso corpo a Deus na dinâmica da vida (Rm 12:1).

O profeta Jeremias denunciou o perigo de uma reforma externa sem uma transformação interna e a falsa confiança no templo, no culto, na liturgia. Jeremias 7:1-15

4. O adorador precisa entender que se Deus não for honrado no culto, ele é tempo perdido

O profeta Malaquias fala dos sacerdotes que não honravam a Deus. Eles desprezavam o culto. Eles não ofereciam o seu melhor. Eles faziam a obra do Senhor relaxadamente.

Deus aconselhou no caso a apagarem o fogo do altar e a fechar a porta da igreja. Estavam perdendo tempo.

A quem estamos honrando quando cultuamos: a nós mesmos ou a Deus? Tocamos e cantamos porque gostamos, ou o fazemos para glorificar aquele que é digno? O fariseu gostava de cantar QUANDO GRANDE ÉS TU diante do espelho.

Ilustração: Magready, o ator inglês e o pregador.

O ministro de música de ONURI.

II. UMA RELAÇÃO A SI MESMA, A IGREJA EXISTE PARA TREINAR OS CRENTES – Ef 4.12-16.

Lutero proclamou o sacerdócio de todos os crentes, mas 500 anos depois a estrutura das igrejas negam isso. Precisamos de uma nova reforma para devolver aos leigos a sua função de ministros da reconciliação. O leigo é o melhor e maior potencial da igreja.

O crescimento espantoso da igreja na Coréia se deve ao treinamento dos leigos para testemunharem.

A igreja de Deus não é apenas uma multidão, mas um corpo bem coordenado, onde cada um exerce sua função e cresce em maturidade.

A igreja existe para nutrir e treinar os crentes. Este é o ponto central da doutrina de Calvino sobre a igreja. Por isso ficar fora da comunhão da igreja é como entregar uma pessoa a Satanás. A comunhão da igreja nos protege.

Deus deu pastores à igreja como mestres (Ef 4.11), a Bíblia como o conteúdo do ensino (2Tm 3.16,17), e um modelo excelente como método de ensino (Cl 1.28,29).

Há, porém, alguns exemplos distorcidos do que é a igreja:

1. A igreja creche – É a igreja onde os crentes são bebês, crianças espirituais que não demonstram maturidade. Uma criança é instável. Uma igreja é centrada em si mesma. Uma igreja tem uma compreensão limitada. Uma igreja depende dos outros para cuidar de si mesma.

2. A igreja Apae Esta é a igreja aonde os crentes com dez anos ainda tomam mamadeira. O crescimento é retardado.

3. A igreja desnutrida – Uma igreja que come apenas uma vez por semana fica desnutrida.

4. A igreja flácida – Uma igreja que come e dorme; come e não faz exercício torna-se flácida espiritualmente. Não tem músculos. Não tem resistência espiritual. Maturidade não é conhecimento. Maturidade é vida, é caráter transformado à imagem de Cristo.

5. A igreja colônia de férias – O lugar onde gostamos de ir quando não temos uma coisa mais importante para fazer.

6.A igreja platéia – Um lugar aonde vamos para assistir o que acontece. Somos apenas platéia. Assentamo-nos, assistimos e vamos embora sem nenhum envolvimento.

7. A igreja clube – Um lugar onde pagamos nossa cota, para que tenhamos um ambiente limpo, gostoso e confortável. Lugar onde gostamos de ir com a família ter um tempo agradável e edificante. A igreja não é uma praça de entretenimento espiritual.

8. A igreja não é um prédio onde nos reunimos – Depois que o véu do templo se rasgou de alto a baixo, sempre que o novo testamento se refere ao templo de Deus está falando do nosso corpo. Agora somos nós e não um prédio que é cheio do Espírito Santo.

O que é a igreja?

1. A igreja é um corpo – que tem muitos membros. Cada membro exerce o seu trabalho, sua função. Mesmo os membros que não aparecem, têm uma função fundamental para a saúde do corpo. Três coisas são importantes aqui:

a)Unidade – Os membros são diversos, mas há um só corpo. Estamos todos ligados à mesma cabeça.

b)Diversidade – Nós somos diferentes uns dos outros, mas pertencemos ao mesmo corpo.

c)Mutualidade – Há dois perigos: complexo de superioridade e complexo de inferioridade.

2. A igreja um corpo de leigos treinados para servir uns aos outrosEfésios 4.11-18

Hoje a igreja tem pastores que são vocacionados e treinados para fazer o trabalho. Mas o papel dos líderes é treinar os santos para o desempenho do ministério. Somos todos sacerdotes reais. Precisamos de uma nova reforma, onde todos os crentes possam ser treinados para o serviço.

Jesus investiu a maior parte do seu tempo treinando os doze discípulos – A igreja não é uma massa de pessoas; ela é a comunidade dos discípulos, ou seja, de pessoas treinadas para servir uns aos outros.

Discipulado não é conhecimento, é vida, é caráter – Estaremos enganados se pensarmos que esse treinamento é apenas transmissão de conhecimento. Poderemos ter muitos estudos bíblicos e conhecermos profundamente a teologia e não sermos treinados para o serviço. Maturidade é vida. Quando Jesus mandou fazer discípulos disse que devemos ensinar a guardar.

Crescimento numérico sem vida não é crescimento saudável da igreja – A expansão contínua das igrejas sem ensino profundo enfraquecerá as igrejas no futuro. Precisamos evitar dois extremos: numerolatria e numerofobia.

III. EM RELAÇÃO AO MUNDO A IGREJA EXISTE PARA TESTEMUNHAR – At 1.8; Mt 28.18-20.

1. A maioria dos crentes não sabe o que é testemunhar

Apenas 5% dos crentes já levaram uma pessoa a Cristo.

Atos 1.8 – Quando os crentes são revestidos com o Espírito Santo, eles recebem poder para testemunhar. Não apenas os apóstolos testemunhos, mas todos os crentes.

Atos 8.1-4 os crentes foram pregando a Palavra. Os crentes é que estão envolvidos com os descrentes todos os dias e são eles que devem testemunhar.

a)A igreja como sal – Influência invisível.

b)A igreja como luz – Influência visível.

c)A igreja como perfume – Influência notada.

2. A evangelização é resultado da apostolicidade da igreja toda

O trabalho de testemunhar não ficou limitado aos apóstolos. A igreja toda é herdeira dos apóstolos no sentido de dar continuidade à missão apostólica, ou seja, pregar o evangelho até os confins da terra. Estevão e Filipe eram diáconos, mas tornaram-se pregadores ungidos. O povo todo ao ser disperso, ia pregando a Palavra.

Isaías 44.5 fala do compromisso de todo aquele que foi revestido com o poder do Espírito de falar e viver.

Philip Schaff, historiador da igreja afirmou: “Não havia sociedades missionárias, nem instituições missionárias, nenhum esforço organizado nos três primeiros séculos; e em menos de 300 anos a população toda do império romano, que representava o mundo civilizado, foi nominalmente cristianizada. Cada congregação foi uma sociedade missionária, e cada cristão um missionário inflamado pelo amor de Cristo para converter seu amigo. Cada cristão contou a seu próximo, o trabalhador ao seu companheiro de trabalho, o escravo a seu amigo escravo, o servo a seu mestre e mestra, a história da sua conversão, como um marinheiro conta a história do resgate de um naufrágio”.

a)Tarefa imperativa – É ordem. A história do Sr. João que evangelizou duas tribos da Amazônia.

b)Tarefa intransferível – O anjo pergunta a Jesus. Alexandre Duff, missionário presbiteriano escocês na Índia.

c)Tarefa impostergável – O índio pergunta: Por que você não veio antes?

3. Fazer discípulos é a essência da grande comissão – Mt 28.19

a)O discipulado é dinâmico – Indo

b)O discipulado é prático – ensinando a guardar

c)O discipulado é integrador – batizando.

4. O lar deve ser o centro nevrálgico do testemunho do evangelho

A igreja primitiva não tinha templos.

Ela crescia através de suas reuniões nos lares. O lar dos crentes eram congregações, onde o evangelho era vivido e testemunhado com poder.

Paulo testificava de casa em casa.

Todas as igrejas que crescem saudavelmente têm voltado sua atenção para o ministério leigo e para o testemunho e nutrição dos crentes em grupos pequenos.

Exemplo: A Igreja Presbiteriana Sarang iniciou em 1978 com John Oaks e tem hoje 30.000 membros.

CONCLUSÃO

Para que a sua igreja existe?

Para que você existe?

Adoração, treinamento e testemunho não podem viver separadamente.

Fonte: http://hernandesdiaslopes.com.br/2010/02/por-que-a-igreja-existe

domingo, 9 de maio de 2010

Homus (pasta de grão-de-bico)

Homus (pasta de grão-de-bico)

Ingredientes:

200 gr de grão-de-bico;
05 colheres (sopa) de molho de tahine;
sal a gosto;
04 colheres (sopa) de suco de limão;
salsinha picada a gosto (para decorar);
azeite para regar.

Preparo:

Lave o grão-de-bico e deixe de molho na véspera.
Cozinhe uns 10 minutos na panela de pressão, com água suficiente para cobrir, ou até que fique macio.
Retire alguns grãos para decorar o prato.
Bata o grão-de-bico aos poucos no liquidificador com 1 xícara de água do cozimento, o molho de tahine, o sal, o suco de limão, até formar uma pasta homogênea e cremosa.
Se necessário, adicione mais água.
Coloque numa travessa pequena ou num prato, acrescente a salsa picada e regue com azeite.
Se desejar, polvilhe um pouco de pimenta síria e decore com alguns grãos-de-bico inteiros.
Coloque na geladeira até o momento de servir.

Rendimento: 03 xícaras.

Fonte: http://www.iserv.com.br/culinaria/Homus_pasta_de_grao_de_bico_708.asp

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Cálculo renal ou pedras nos rins

Cálculo renal ou pedras nos rins - Causas, sintomas, tratamento

Pedras nos rins, ou cálculo renal, é um dos problemas urológicos mais doloridos e, infelizmente, também um dos mais comuns. A maioria dos cálculos renais é eliminada do corpo sem intervenção de um médico. Pedras nos rins que causam sintomas duradouros podem ser tratadas por várias técnicas, sendo a maioria destas não envolve cirurgia.

O que é cálculo renal ou pedras nos rins

Um cálculo renal, ou pedra nos rins, é uma massa dura desenvolvida a partir de cristais que se separaram da urina dentro do trato urinário. Normalmente a urina contém químicos que inibem a formação de cristais. Porém, esses inibidores parecem não funcionar em algumas pessoas e as pedras nos rins aparecem. Se os cristais permanecerem pequenos o suficiente, eles podem viajar através do trato urinário e sair do corpo na urina sem serem notados.

As pedras nos rins contêm várias combinações de químicos, sendo que o tipo mais comum de cálculo renal é de cálcio em combinação com oxalato ou fosfato. Esses químicos são parte da dieta normal e importantes para o organismo. Um tipo menos comum de cálculo renal é causado por infecção no trato urinário. Outro tipo de cálculo renal menos comum são as pedras de ácido úrico.

Causas do cálculo renal ou pedras nos rins

Os médicos nem sempre sabem a causa da formação da pedra nos rins. Ainda que certos alimentos promovam a formação de pedras nos rins em pessoas susceptíveis, pesquisadores não acreditam que comer qualquer alimento específico cause cálculo renal em pessoas não susceptíveis. Pessoa com histórico familiar de pedra nos rins pode ter maior probabilidade de desenvolvê-la. Infecções no trato urinário, desordens nos rins e certas desordens metabólicas como hiperparatiroidismo também estão relacionados a cálculos renais. Certos diuréticos e antiácidos baseados em cálcio podem elevar o risco de formação de pedras nos rins ao aumentar a quantidade de cálcio na urina. Cálculos renais também podem se formar em pessoas com inflamação crônica do intestino.

Alimentos contendo oxalato

Pessoas com tendência à formação de pedras nos rins de oxalato de cálcio podem ser orientadas pelo médico a limitar certos alimentos. Alguns alimentos ricos em oxalato são: espinafre, beterraba, germe de trigo, amendoim, chocolate, chá preto indiano e batata doce. Outros alimentos com quantidade média de oxalato incluem: uva, aipo, pimentão, morango e fígado.

Sintomas de cálculo renal ou pedras nos rins

Pedras nos rins freqüentemente não causam sintomas. Geralmente o primeiro sintoma de cálculo renal é dor extrema, que começa subitamente quando a pedra move no trato urinário e bloqueia o fluxo de urina. Algumas vezes ocorre náusea e vômito. Caso a pedra seja muito grande para passar facilmente, a dor continuará à medida que os músculos na parede da uretra tentam empurrar o cálculo renal. Com a movimentação da pedra e tentativa do corpo em expulsá-la, sangue pode aparecer na urina a tornando rosada. Caso febre acompanhe esses sintomas, infecção pode estar presente. Neste caso, a pessoa deve procurar um médico imediatamente.

Diagnóstico do cálculo renal ou pedras nos rins

Freqüentemente as pedras nos rins são encontradas no raio-x ou ultra-som de pessoas que se queixaram de sangue na urina ou dor súbita. Esse diagnóstico por imagem dá ao médico informação valiosa sobre o tamanho da pedra e sua localização. Testes de sangue e urina ajudam a detectar qualquer substância anormal que poderia promover a formação de cálculo renal. O médico pode desejar utilizar tomografia computadorizada ou pielograma intravenoso, os quais ajudaram a determinar o tratamento apropriado.

Tratamento do cálculo renal ou pedras nos rins

Afortunadamente cirurgia geralmente não é necessária no tratamento de pedras nos rins. A maioria dos cálculos renais pode passar através do sistema urinário com bastante água para ajudar a mover a pedra. Freqüentemente o paciente pode permanecer em casa durante esse processo, bebendo fluidos e tomando medicação para dor se necessário. O médico geralmente pede ao paciente guardar as pedras eliminadas para testes.

Tratamento do cálculo renal com mudanças no estilo de vida

Uma mudança simples e importante no estilo de vida para prevenir pedras nos rins é beber mais fluidos, sendo que água é o melhor. Pessoas com tendência a formar pedras devem tentar beber líquidos suficientes durante o dia.

No passado, pessoas que formavam pedras de cálcio eram orientadas e evitar laticínios e outros alimentos ricos nesse mineral. Porém, estudos recentes têm mostrado que alimentos ricos em cálcio podem ajudar a prevenir cálculos renais. Entretanto, tomar cálcio na forma de comprimidos pode aumentar o risco de desenvolver pedras nos rins.

Pacientes podem ser orientados a evitar certos tipos de antiácidos que têm cálcio como base. As pessoas com urina muito ácida podem precisar comer menos carne, peixe e frango.

Tratamento médico para cálculo renal ou pedras nos rins

O médico pode prescrever certos medicamentos para ajudar a prevenir pedras de cálcio e ácido úrico. Para cálculo renal causado por infecção no trato urinário, pode ser receitado antibiótico.

Tratamento cirúrgico para cálculo renal ou pedras nos rins

Cirurgia pode ser necessária para remoção caso a pedra no rim:
* Não seja eliminada em um período razoável de tempo e cause dor constante.
* Seja muito grande para ser eliminada.
* Bloqueie o fluxo de urina.
* Cause infecção no trato urinário.
* Danifique o tecido dos rins ou cause sangramento constante.
* Cresceu bastante como mostrado em raio-x.

Litotripsia extracorpórea por ondas de choque para tratamento de cálculo renal

A litotripsia extracorpórea por ondas de choque é o procedimento mais freqüentemente usado para tratamento de pedras nos rins. Nesse procedimento, ondas de choque criadas fora do corpo viajam através da pele e tecidos até encontrarem as pedras mais densas. As pedras quebram em partículas menores que passam mais facilmente pelo trato urinário. Complicações, como sangue na urina, podem ocorrer. Desta forma, os riscos e complicações potenciais devem ser discutidos com o paciente.

Nefrolitotomia percutânea para cálculo renal

Algumas vezes um procedimento chamado nefrolitotomia percutânea é recomendado para remover pedra no rim. Esse tratamento é muitas vezes usado quando a pedra é muito larga ou sua localização não permita a utilização de litotripsia extracorpórea por ondas de choque. Na nefrolitotomia percutânea o cirurgião faz uma pequena incisão nas costas e cria um túnel diretamente para o rim. Usando um instrumento chamado nefroscópio o cirurgião localiza e remove ou quebra a pedra. Geralmente o paciente deve permanecer no hospital por vários dias e permanece com um pequeno tubo chamado nefrostomia no rim durante o processo de recuperação.

Remoção ureteroscópica do cálculo renal

Nesse procedimento não é feita incisão. O cirurgião passa um pequeno instrumento chamado ureteroscópio pela uretra e bexiga. Então, o cirurgião localiza a pedra e a remove ou a quebra.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Consumidores de Bençãos

Consumidores de Bênçãos

João 6.25-34
Em muitos lugares, as igrejas se tornaram como shopping centers e os cristãos se transformaram em consumidores. As pessoas vão às igrejas não motivadas pelo seu envolvimento com a pessoa de Jesus; mas pelo desejo de adquirir as bênçãos que Jesus pode dar.


Houve uma distorção do significado da fé bíblica. As pessoas, equivocadamente, pensam que fé é o poder sobrenatural que deve ser usado para conseguir dinheiro, casamento, emprego, estudo, prosperidade financeira e coisas do tipo; e que as pessoas devem ir à igreja para exercitarem a fé e conseguirem todas essas bênçãos. Entretanto, de acordo com a Bíblia, a fé genuína não está necessariamente relacionada com a aquisição de nenhuma dessas coisas. Se fosse assim, então os macumbeiros, os bruxos e os feiticeiros seriam pessoas cheias da fé bíblica.

Segundo a Bíblia, a fé está ligada ao seu relacionamento com Jesus, à maneira como você o vê, se aproxima dEle, se entrega a Ele e é mudado por Ele. Fé é deixar de lado os interesses pessoais e abraçar os interesses de Cristo; é abrir mão da própria vontade e realizar a vontade de Jesus; é deixar de buscar as coisas para si mesmo a fim de buscar o que Jesus deseja; é morrer para si mesmo a fim de viver para Deus.

É sobre isso que lemos em João 6.25-34. Portanto, já que a fé, segundo a Bíblia, é um envolvimento com a pessoa de Jesus, que conseqüências isso nos traz?

Devemos abandonar essa postura de buscadores de bênçãos

Os buscadores de bênçãos não estão tão interessados na pessoa de Jesus; eles estão interessados naquilo que Jesus pode fazer por eles. O buscador de bênçãos é como aquela pessoa que vai a uma loja fazer compras: ela não quer saber se o dono da loja está bem ou mal, feliz ou triste, com saúde ou doente. O seu interesse não é relacionado ao dono da loja, mas sim com o produto que o dono oferece. Assim também é o buscador de bênçãos: ele não quer nem saber de Jesus, só quer conseguir as suas bênçãos. Mas como identificá-los?

1. O buscador de bênçãos só corre atrás dos sinais
Ele sempre e UNICAMENTE corre atrás dos sinais, das maravilhas, dos milagres, dos eventos poderosos e dos moveres sobrenaturais. Toda a sua vida cristã é vivida SOMENTE em torno da busca de coisas novas, experiências “extravagantes” e bênçãos maravilhosas. Por isso, ele não consegue se firmar em uma única igreja. Ele está sempre “borboletando” em várias igrejas em busca de coisas cada vez mais surpreendentes.

Se, por exemplo, ele ouve que em determinada igreja está acontecendo uma campanha de oração por casamento, ele deixa de participar da sua comunidade para ir atrás da bênção; se em um certo local as pessoas estão caindo no chão de tanto rir, então ele vai passar um tempo nesse local; se ele ouve que em outra comunidade várias pessoas estão ganhando dinheiro, ele abandona a sua igreja e começa a participar dessa outra comunidade.





Era isso o que acontecia com aquelas pessoas que estavam seguindo a Jesus. Elas não se importavam com Ele nem se interessavam em colocar em prática os seus ensinamentos. Elas o seguiam apenas para terem experiências novas e diferentes. Num determinado momento, elas seguiam a Jesus por causa das curas que ele fazia e, em outro, iam atrás dele por causa dos sinais miraculosos (João 6.2;23).

2. O buscador de bênçãos só corre atrás da satisfação pessoal
Ele está preocupado UNICAMENTE consigo mesmo e com a satisfação dos seus desejos. Para ele, Deus é como o gênio da lâmpada mágica; alguém que está sempre disponível para satisfazer cada um dos seus desejos pessoais. A pergunta do buscador de bênçãos é apenas uma: “O que EU POSSO ganhar se começar a seguir a Jesus e se começar a freqüentar aquela igreja?” Se alguém lhe responder que os seus problemas vão ser resolvidos, que ele vai se sentir mais amado, que ele vai ser promovido na empresa, que ele se tornar um empresário, que ele vai prosperar nos negócios, então, rapidamente, ele decide seguir o que lhe foi apresentado.

Aqueles homens e mulheres que estavam seguindo a Jesus tinham essa mesma mentalidade consumidora. E Jesus sabia que era isso que estava acontecendo. Por isso Ele afirmou, no versículo 26: “A verdade é que vocês estão me procurando não porque viram os sinais miraculosos, mas porque comeram os pães e ficaram SATISFEITOS.” Elas não tinha qualquer fé em Jesus. O que as motivava era a idéia capitalista de que seguir a Jesus poderia ser um bom negócio, uma boa fonte de renda e de prazeres consumistas.

Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Biblia Online

sexta-feira, 16 de abril de 2010

O Trono é logo ali...

O TRONO É LOGO ALI
Rituais, dogmas, cerimoniais, técnicas... Nada disso é eficaz p/ te conduzir ao "Santíssimo"

Muitas pessoas nunca descobrem o caminho à presença da Majestade, porque se entregam aos rituais, aos dogmas, aos cerimoniais, e se esquecem de alguns pequenos, mas fundamentais, detalhes do relacionamento com Deus.

Deus é Espírito e importa que os que o adoram, o façam em espírito e em verdade, diz a Escritura Sagrada.

Quantos são que vão aos cultos e não prestam culto.
Se fazem presentes, mas não estão lá.
Estão, de corpo presente, diante do Todo-Poderoso, mas o coração, o espírito, está vagueando em outras plagas, a mente passeando pelos caminhos mais distantes e não há como o Espírito Santo se manifestar a essas pessoas.

Em espírito, pelo Espírito... assim é o culto verdadeiro.

É preciso se despojar, se despir do "corpo desta carne", para conseguir e poder se apresentar diante de Deus.

Tem que arrancar a máscara carnal e caminhar até o "Santíssimo" escondido em Jesus, refletindo Jesus, porque Jesus é que é o Sacrifício de louvor perfeito.

Jesus é o cheiro suave para Deus.

Jesus é a Adoração Verdadeira.

Eu tenho que me esconder nEle pra chegar até Ele.

E não há nenhuma dubiedade ou contradição nisto.

TUDO foi feito por Ele, para Ele, através dEle, e sem Ele nada do que foi feito se fez.

Temos que apresentar o nosso louvor e a nossa adoração EM JESUS!

Ele É TUDO! Ele é o Começo e o Fim, o Primeiro e o Derradeiro, o Alfa e o Ômega, a Estrela Dalva, a Rosa de Sarom, o Lírio dos Vales, o Rei dos Reis, o Senhor dos Senhores, o Nome acima de todo nome, a Majestade das majestades, o Senhor do Universo, Criador e Sustentador de todas as coisas, Ser Preexistente e que Si Mesmo Se Basta...

Aleluias!

É é sabendo Quem Ele é, diante de Quem eu quero chegar, Quem eu vou louvar e adorar... que eu tenho que ter ousadia pra entrar no Santíssimo, no Esconderijo do Altíssimo.

Isso é adoração verdadeira!
Isso é em espírito e em verdade!
Isso é adoração no Espírito!

O Trono é logo ali!!!

É só chegar e se derramar diante do Doce e Santo Soberano Eterno.
E ajoelhar o coração diante dEle.
Sem muito ritual.
Sem muita técnica.
Sem máscara.
Sem pele. Sem couro.
Rasgado, despido e aberto totalmente a Ele.
Apaixonadamente prostrado aos pés do noivo.
Pelo Espírito.

Em Jesus.

Em espírito e em verdade!!!!

Fonte: Pr. Otoniel F. Menezes

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Livros grátis

Entrem nesse link e peçam um livros entre o 24 titulos disponiveis, é grátis e chega pelo correio na sua casa....


Não esqueça de comentar.